Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Conheça o verdadeiro significado das melhores flores para oferecer no Dia da Mãe

Mãe há só uma, mas flores para oferecer há várias. Conheça o verdadeiro significado das melhores flores para oferecer no Dia da Mãe!

Dizem que o Dia da Mãe é todos os dias, mas o primeiro domingo de cada mês de maio é o dia perfeito para mostrar às mães o quanto as amamos. Mãe há só uma, mas flores para oferecer há várias. Damos-lhe a conhecer 5 das melhores flores para oferecer no Dia da Mãe e, se quiser oferecer exatamente o que lhe vai no coração, o seu verdadeiro significado.

5 flores para oferecer no dia da mãe (e o seu verdadeiro significado) 

No que diz respeito a flores para oferecer à mulher da nossa vida, há dezenas de opções. Coloridas, delicadas, vistosas ou discretas, mas sempre belas e uma excelente ideia para oferecer. Ainda assim, a escolha da flor certa depende da mensagem que quer passar e, claro, do gosto pessoal de cada uma.

Flores como as gerberas, rosas, orquídeas, tulipas e lírios já são verdadeiros clássicos para oferecer no Dia da Mãe, mas será que conhece o seu verdadeiro significado? 

1. Rosas 

Flor da roseira da família das rosáceas. São geralmente de porte arbustivo e providas de acúleos, de que existem diversas espécies e milhares de híbridos e variedades cultivadas sobretudo para fins ornamentais pela beleza e fragrância das suas flores. 

Sabia que a rosa é plantada há milhares de anos e que foram os orientais a difundir a espécie há cerca de 5 mil anos? E sabia que já foram encontrados fósseis que comprovam a existência de uma espécie de rosa selvagem com cerca de 35 milhões de anos? 

Ao longo de todos estes anos, as rosas foram adotadas por diferentes religiões e culturas, sendo-lhes atribuído um significado diferente. Por exemplo, na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (a Deusa do Amor), nasceu de uma rosa. Por sua vez, na Idade Média, a rosa passou a ser símbolo da Virgem Maria por significado de beleza e pureza. E, finalmente, em Portugal, esta flor tem um significado ainda mais particular graças à famosa lenda que envolve a Rainha Santa Isabel e o milagre das rosas. 

Assim como as gerberas, o significado mais profundo das rosas depende essencialmente da sua cor. 

  • Rosa branca – simboliza a paz, inocência e pureza. As rosas brancas são presença quase obrigatória em celebrações católicas pela sua relação com a Virgem Maria. Além disso, simbolizam também neutralidade, pelo que podem ser oferecidas para fazer as pazes e encerrar um conflito. 
  • Rosa amarela – felicidade, amor platónico ou o ciúme. As rosas amarelas podem ter significados muito distintos, pelo que depende sempre do contexto no qual estão a ser oferecidas.   
  • Rosa champanhe – admiração, simpatia ou fidelidade. Discretas e clássicas, são também símbolo de respeito e consideração, pelo que dão um ótimo presente para pessoas de mais idade, para celebrar um aniversário ou outra ocasião especial, como um casamento ou umas bodas. 
  • Rosa cor-de-rosa – dependendo da tonalidade, podem representar amor, carinho, gratidão e admiração. Por convenção social, o cor-de-rosa está muito associado ao feminino, pelo que são muito oferecidas a meninas, jovens adultas, mães, sogras e a outras mulheres especiais na sua vida.

2. Gerberas

Planta herbácea da família das compostas, cujas flores, geralmente amarelas, alaranjadas, avermelhadas ou rosadas, são muito usadas para fins ornamentais.

Dependendo da cor das pétalas, as gerberas têm diferentes significados. Porém, há algo que todas têm em comum: o conceito de felicidade. Mas mais, as gerberas representam também a ideia de recomeço, otimismo, energia positiva, do conceito-metáfora amanhecer e para a ideia da constante orientação para o sol, à semelhança dos girassóis. 

Por isso, são as flores perfeitas para oferecer a quem vai iniciar uma nova fase ou abraçar um novo desafio, seja a nível pessoal ou profissional. 

O significado das gerberas depende também da sua cor: 

  • Gerbera amarela – amizade, alegria e espírito positivo.
  • Gerbera cor de laranja – felicidade. 
  • Gerbera branca – para além dos conhecidos significados atribuídos à cor branca (paz, pureza e inocência), as gerberas brancas estão relacionadas com desejos de recuperação rápida de um problema de saúde.  
  • Gerbera vermelha – amor e paixão.  
  • Gerbera cor-de-rosa – respeito, consideração e admiração.

3. Orquídeas 

Designação comum das plantas da família das Orquidáceas, que inclui espécies muito cultivadas pela beleza das suas flores coloridas e de formato irregular. 

As orquídeas têm mais de 25 mil espécies, mais 100.000 variedades em todo o mundo e estão presentes em todos os continentes, exceto na Antártida. Como apresentam muitíssimas formas, cores e tamanhos, com inúmeros cruzamentos e misturas de tonalidades, as orquídeas têm também diferentes significados de acordo com a sua cor. Destacamos alguns: 

  • Orquídea branca – inocência, pureza, prosperidade, elegância, reverência.
  • Orquídea cor-de-rosa – representam o feminino, a sedução, a sensualidade, e a alegria.
  • Orquídea amarela – cor da alegria, da amizade e dos novos começos. 
  • Orquídea roxa – realeza, respeito e admiração. 
  • Orquídea laranja – orgulho, entusiasmo e ousadia.
  • Orquídea verde – esperança, boa sorte e votos de sucesso. 

4. Túlipas 

Designação comum às plantas do género Tulipa, da família das Liliáceas, herbáceas, perenes e bulbosas, que se destacam pelas flores geralmente solitárias. Caracterizam-se por serem eretas na antese, com perianto campanulado ou afunilado.

As tulipas são flores com aparência fresca e leve. Oferecidas isoladamente, em arranjos florais, como ramos e bouquets, ou em jarras de tulipas, são as flores que podem ser oferecidas nas mais variadas ocasiões. Acima de tudo, se pretende surpreender com flores originais e modernas, as tulipas são o que procura! Assim como as orquídeas, rosas ou gerberas, o significado mais completo varia conforme a cor. 

  • Tulipa vermelha – amor eterno e verdadeiro e eterno
  • Tulipa roxa – tranquilidade, paz e luxo. 
  • Tulipa amarela – luz do sol, prosperidade e alegria.
  • Tulipa branca – perdão, pedido de desculpas sincero.
  • Tulipa laranja – vitalidade e vigor.

5. Lírios 

Designação comum a várias plantas de diferentes géneros, pertencentes à família das iridáceas, das liliáceas ou das amarilidáceas.

Os lírios são flores recheadas de magia, misticismo e religiosidade, tendo por isso uma relação muito forte com a fé, com a devoção e com tudo aquilo que é sagrado para as mais diferentes religiões. Como tal, os lírios são muito requisitados nos mais diversos rituais e celebrações religiosas, como em ramos de noivas, decoração de casamento, entre outras. 

No geral, os ramos de lírio transmitem e significa tranquilidade, serenidade e resplandecência, mas também inocência, romantismo e amor puro. Porém, e mais uma vez, o seu significado varia em função da cor das pétalas:  

  • Lírio branco – paz, pureza e inocência. À semelhança do lírio lilás, o lírio branco é representativo do casamento e da maternidade. 
  • Lírio amarelo – cor da alegria, da pureza e da amizade, mas também de gratidão e interesse numa relação pessoal mais profunda.
  • Lírio vermelho – tal como outras flores vermelhas, este lírio simboliza amor e paixão.
  • Lírio cor-de-rosa – carinho, afeto, gratidão e prosperidade.
  • Lírio cor-de-laranja – orgulho, fascínio e atração.

Flores para o dia da mãe - lírios

Agora que conhece o verdadeiro significado de algumas das mais populares flores para oferecer no Dia da Mãe, visite o nosso site e encomende o presente perfeito para a mulher da sua vida. 

Se precisar de esclarecer uma dúvida ou fazer alguma pergunta, estamos completamente disponíveis para o ajudar. Entre em contacto pelo telefone (21 813 05 79 ou 91 457 29 44), email (geral@vendadeflores.pt) ou formulário de contacto. 

 

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Girassol: saiba tudo sobre a flor do mês de agosto

Girassol: saiba tudo sobre a flor do mês de agosto

O girassol é uma das plantas mais populares do mundo, sendo fundamentalmente usado como fonte de óleo e sementes. Ainda assim, o maior fascínio em relação ao girassol reside na sua relação com a radiação solar. É uma das flores com mais significados, que vão desde a...