Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Out 11, 2021 | Significados

Significado das rosas: as flores mais românticas

As rosas são flores com muita simbologia e as suas cores traduzem diferentes mensagens. Do amor à paz, conheça o significado das rosas!

Significado das rosas

A aparência elegante, as pétalas delicadas e o aroma perfumado fazem da rosa uma das flores mais conhecidas e representadas nas mais diversas áreas. Da arte à música, passando pela poesia, a rosa é um elemento representativo principalmente do amor.

Aliás, há até um nome de cor que lhe presta homenagem: o cor-de-rosa.

No entanto, as rosas são flores com muita simbologia e as suas cores traduzem diferentes mensagens. 

 

Rosa(s): o significado no dicionário da Língua Portuguesa

(latim rosa, -ae)

nome feminino

  1. [Botânica]  Flor da roseira.
  2. [Botânica]  Arbusto da família das rosáceas. = ROSEIRA

 

Rosa(s): o significado na infopédia 

nome feminino

  1. BOTÂNICA flor da roseira
  2. BOTÂNICA designação comum, extensiva às plantas do género Rosa, da família das Rosáceas, geralmente de porte arbustivo e providas de acúleos, de que existem diversas espécies e milhares de híbridos e variedades cultivadas sobretudo para fins ornamentais pela beleza e fragrância das suas flores; roseira

 

O significado das cores das rosas e quando oferecer

As rosas são um presente clássico que não tem como falhar. 

Existem vários tipos de rosas, vários tamanhos e várias cores… No entanto, no momento de escolher as rosas que pretende oferecer, não se esqueça de que existe um simbolismo diferente para cada cor. Fica a ser o que cada uma representa:

 

  • Rosas vermelhas – simbolizam o amor e a paixão. 

Para oferecer ao amor da sua vida ou para finalmente assumir todo o seu sentimento, numa declaratória irresistível e muito apaixonada. 

 

  • Rosas brancas – simbolizam a paz, a inocência e a pureza. 

As rosas brancas são um elemento muito presente em celebrações religiosas, desde casamentos a funerais, por serem símbolo de pureza e paz.

Para além disto, as rosas brancas, a cor da neutralidade, podem ser oferecidas para fazer as pazes e simbolizar a vontade de encerrar um conflito entre duas pessoas.

 

  • Rosas amarelas – representam a felicidade, o amor platónico ou o ciúme. 

As rosas desta cor têm significados muito diferentes e, por isso, exigem também contextos muito específicos para se presentear alguém com estas flores. Oferecer rosas amarelas a um amigo será um tributo à amizade, uma celebração! 

Por outro lado, se quiser dizer a alguém que nutre um sentimento especial por ela mas que sabe não ser correspondido, também deverá ser esta a cor escolhida!

 

  • Rosas champanhe – sugerem admiração, simpatia ou mesmo fidelidade.

Como símbolo de respeito e consideração, discretas e clássicas, são principalmente oferecidas a pessoas de mais idade para celebrar um aniversário ou outra ocasião especial. Da mesma forma, são também flores muito recorrentes em ramos de noiva.

 

  • Rosas cor-de-rosa – dependendo da sua tonalidade, podem representar amor e carinho, gratidão ou admiração, e simpatia.

Por convenção social, o cor-de-rosa está muito associado àquilo que é feminino. Assim, as rosas cor-de-rosa são comummente oferecidas a jovens como presente de aniversário, às mães, às sogras e a outras mulheres especiais na sua vida.

 

Para além destas, existem ainda duas cores frequentes nas rosas, mas que não são tonalidades naturais da flor. O azul e preto que vemos nas rosas resultam de colorações artificiais. Ainda assim, com significados especiais: 

 

  • Rosas azuis – simbolizam mistério e conquista do impossível. Assim, podem ser oferecidas a um familiar, amigo ou pessoa especial a quem quer mostrar que é possível conquistar o inatingível.

 

  • Rosas negras – como cor de luto na sociedade ocidental, o preto tem o mesmo significado numa rosa. Assim, estas flores têm um significado carregado, profundamente emocional. Por outro lado, o preto também representa a elegância e sofisticação. É por este motivo que as rosas negras são frequentemente utilizadas para decoração.

 

Um sem fim de cores, para um sem fim de significados.

 

Não se esqueça!

O primeiro passo será conhecer de forma geral o que cada cor representa, como identificado acima.

Depois, poderá optar por ramos compostos de belas rosas com cores que se complementam harmoniosamente, transmitindo mensagens ainda mais completas e profundas.

De qualquer forma, o gesto de oferecer rosas é encantador e será muito bem-recebido por amigas/os (para além das rosas amarelas, conheça 5 Rosas da Amizade e seus Significados), colegas, familiares ou companheiros de vida. 

Não hesite em oferecer rosas a uma pessoa especial: com certeza que vai ser interpretado da melhor forma!

 

Se precisar de uma recomendação, contacte-nos. A sua encomenda será entregue na morada que nos indicar!

E não se esqueça de seguir as melhores dicas e truques rápidos para manter rosas vivas e frescas por mais tempo.

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

As frésias são flores encantadoras e perfumadas que possuem uma história rica e um significado especial. Originárias da África do Sul e descobertas no século XIX, as frésias têm sido cultivadas em todo o mundo. De aparência delicada, as frésias são muitas vezes usadas...

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Se gosta de flores, uma das suas principais preocupações deve ser como fazê-las durar o máximo de tempo possível. Então…já conhece as flores preservadas? São bonitas, simples, naturais e podem durar anos… As flores preservadas são uma opção duradoura e elegante para...

O Que Nossos Clientes Dizem
127 avaliações