Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Dez 6, 2022 | Significados

Poinsétia: A flor que completa o Natal

A Poinsétia, também conhecida como manhã de Páscoa, rabo-de-arara, estrela-do-natal ou até mesmo flor-do-natal, é uma das flores mais características desta época festiva! Graças às suas folhas vermelhas, esta flor traz luz e cor aos dias cinzentos de inverno. Originária do México, estas flores atingem o seu esplendor nas semanas que antecedem o Natal. Por […]

A Poinsétia, também conhecida como manhã de Páscoa, rabo-de-arara, estrela-do-natal ou até mesmo flor-do-natal, é uma das flores mais características desta época festiva! Graças às suas folhas vermelhas, esta flor traz luz e cor aos dias cinzentos de inverno.

Originária do México, estas flores atingem o seu esplendor nas semanas que antecedem o Natal. Por isso, são muito utilizadas para fins decorativos e são umas das preferidas para oferecer enquanto presente de Natal. Fique a conhecer melhor esta flor!

 

Significado no Dicionário da Língua Portuguesa

po·in·sé·ti·a

nome feminino

[Botânica] Planta euforbiácea ornamental (Euphorbia pulcherrima), com um conjunto de folhas semelhantes a pétalas, geralmente de cor vermelha viva, dispostas à volta das flores.

 

Significado na Infopédia

poin.sé.ti.a

nome feminino

Planta (Euphorbia pulcherrima) da família da Euforbiáceas, nativa da América Central, de folhas decíduas e pequenas flores amarelas, rodeadas por brácteas largas e pontiagudas de cor vermelha forte, sendo muito utilizada para fins decorativos; flor-de-natal, estrela-do-natal, cardeal; bico de papagaio (Brasil), rabo-de-arara (Brasil).

 

Simbolismo da Poinsétia

Na sua origem, as poinsétias eram símbolo de pureza, consequência dos seus benefícios medicinais. Para além disso, associava-se a cor vermelha da poinsétia ao vermelho do sangue e do sacrifício, pelo que a flor ganhou um simbolismo de prosperidade e boa sorte.

Atualmente, esta flor é um dos grandes símbolos do Natal, já que floresce precisamente nos meses de inverno. Por isso, é muito utilizada para fins de decoração com a chegada das celebrações natalícias, espelhando todo o espírito natalício.

 

Dar início ao Natal com uma Poinsétia

A história da poinsétia conta que Joel Roberts Poinsett, o botânico e primeiro embaixador dos EUA no México que descobriu esta flor, começou a oferecê-la no Natal aos seus amigos. Por isso, ao mesmo tempo que era apresentada ao mundo, a flor ganhou desde logo uma associação ao Natal.

Em Portugal, oferecer uma poinsétia a quem nos é mais querido já se tornou um costume pré-natalício. Esse hábito marca o início do Natal, ao mesmo tempo que deseja prosperidade e boa sorte a quem o recebe.

 

Como cuidar da Poinsétia?

Rega: A poinsétia é uma flor que não precisa de muita água. Para perceber quando deve regar a sua poinsétia, tente perceber a humidade da terra, usando um palito ou até o dedo. Se a terra ainda estiver húmida, não se preocupe!

Luz: O local ideal para manter esta planta é ao sol ou num local provido de bastante luz. Ainda assim, a poinsétia só desenvolve flores se não ficar exposta a mais de 12 horas de luz por dia.

Localização: A poinsétia é uma planta de interior e de temperaturas amenas. No entanto, nos meses mais quentes, pode ser colocada ao ar-livre.

Fertilização: Entre março e outubro, o ideal é ir colocando, semanalmente, um fertilizante suave. Graças ao seu efeito imediato, ajuda no desenvolvimento saudável da planta.

 

Curiosidades

  • Os astecas chamavam-lhe a flor que nasce do chão e usavam-na para fabricar corante para tecidos;
  • Esta flor é um remédio tópico, usado na medicina popular mexicana para tratar verrugas e outros problemas de pele. Além disso, é eficaz para a dor de dentes, febres e outros;
  • A seiva da poinsétia tem algum grau de toxicidade, já que esta planta produz látex – que, em contacto com determinadas partes do corpo, como a boca, os olhos e as orelhas, podem gerar intoxicação instantânea.

 

Comprar uma Poinsétia online

Nesta época do ano, a decoração não fica completa sem a tradicional flor do Natal. Seja para oferecer a alguém especial ou para servir de centro na ceia de Natal, a poinsétia é a companhia que não lhe pode faltar, sendo indispensável ter em casa. Por isso, encontre na Venda de Flores um Saco de Poinsettia único, em três cores à escolha: branco, cor-de-rosa ou vermelho.

Com o nosso serviço de entrega em 24h em todas as regiões de Portugal Continental, pode receber a sua poinsétia mesmo a tempo do dia de Natal. Encomende online e deixe o resto connosco!

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

As frésias são flores encantadoras e perfumadas que possuem uma história rica e um significado especial. Originárias da África do Sul e descobertas no século XIX, as frésias têm sido cultivadas em todo o mundo. De aparência delicada, as frésias são muitas vezes usadas...

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Se gosta de flores, uma das suas principais preocupações deve ser como fazê-las durar o máximo de tempo possível. Então…já conhece as flores preservadas? São bonitas, simples, naturais e podem durar anos… As flores preservadas são uma opção duradoura e elegante para...

O Que Nossos Clientes Dizem
127 avaliações