O boom das selvas urbanas: quando as plantas de interior invadem a casa
Nos últimos anos, as plantas têm conquistado o interior das casas.
No entanto, independentemente da moda, efeitos decorativos ou vontade que sentimos em pintar a nossa casa de verde, o jeito para cuidar de plantas não é inato.
Não há problema nenhum nisto! Tudo se aprende. Só importa saber por onde começar.
Plantas de interior fáceis de cuidar
Adaptam-se bem ao ambiente e não exigem cuidados constantes. São resistentes e gostam de estar “sossegadas”. Não dão quase trabalho nenhum.
Para ajudar a perder o receio, selecionamos 6 plantas de interior fáceis de cuidar. Conheça-as:
Monstera Deliciosa
Também conhecida por Costela-de-Adão, esta planta tem origem nas selvas tropicais. O nome Monstera, que significa “Montruosa” em latim, está associado ao tamanho que as suas folhas podem atingir e Deliciosa ao facto de dar frutos.
Quando no interior, a maioria destas plantas dá folhas novas muito rapidamente e atinge até 3 metros. Adaptando-se facilmente a qualquer sítio da casa, gostam de sol da manhã direto e rega moderada.
Pilea peperomioides
De verdejantes folhas carnudas, redondas e lisas, a comummente designada planta do dinheiro é elegante e moderna. Adequada para qualquer ambiente, gosta de bastante luz.
Relativamente à rega? Basta manter a terra húmida e bem drenada.
Ficus Elástica
A ficus elástica “robusta” tem folhas largas e brilhantes. Tal como o próprio nome indica, é muito resistente e requer poucos cuidados.
O seu tronco armazena muita água, pelo que só será necessário regar quando o solo está seco. Assim sendo, precisa de um substrato bem drenado, preferencialmente com muita perlite para ajudar no processo.
Se estas condições de rega não estiverem reunidas, provavelmente as folhas vão ficar acastanhadas e cair, levando também ao apodrecimento da planta.
Originária de países do sudeste asiático, a planta de borracha gosta de claridade, sem sol direto, mas também tolera pouca luz natural.
Uma ótima escolha para manter uma planta em casa por longos anos!
Lírio da Paz
Por ser originária de climas tropicais, deve ser mantida no interior de casa e necessita apenas de dois cuidados básicos: manutenção do solo húmido e luz indireta!
Das plantas enumeradas neste artigo, a Spathiphyllum é a que precisa de mais rega.
Assim, se começarem a surgir folhas secas e queimadas, deverá ser feita uma poda e revistas as regas e condições de luz a que está exposta.
Esta é uma planta resistente e que dá sinais claros das suas necessidades: as folhas inclinam-se em direção ao chão quando precisa de rega. Uma dica? Mantê-la num vaso de plástico ajuda a conservar a humidade mais facilmente.
Finalmente, a maior exigência do lírio da paz está nas condições de floração. Esta planta necessita de muita luz para dar flor. Colocá-la junto a uma janela e garantir a melhor luz é o caminho, mas atenção: o excesso de sol pode queimar e até mesmo matar a planta.
Zamioculcas zamiifolia
A planta ZZ é altamente resistente.
Vive bem em sítios com menos luz, embora prefira claridade, sem sol direto.
Mais importante, requer pouca água! Os seus bolbos apodrecem facilmente com água a mais, pelo que é fundamental deixar o solo secar bem ou até deixá-la alguns dias sem regar.
Estes são os únicos cuidados de que a planta precisa para se manter viva e bela.
Espada de S. Jorge
Conhecida por trazer boas energias a casa, esta planta gosta de luz, mas dá-se bem em locais com menos luz.
Tal como a ZZ, não vai reagir bem ao excesso de rega.
Assim, basta “negligenciá-la” um pouco para a ver crescer com folha carnudas e longas.
Perfeita para iniciantes!
Plantas e flores fáceis de cuidar
Se quiser acrescentar mais uma nota de cor – para além do verde – à sua casa, pode ainda aventurar-se em ter plantas florais.
Tal como as anteriores, estas 2 flores são resistentes e básicas nos cuidados que requerem:
Anthurium
O Anthurium é uma planta tropical, bastante resistente e muito apelativa.
Conhecido pelas suas características purificadoras – já que tem a capacidade de absorver o amoníaco e o xileno – o antúrio é fácil de manter e muito utilizado em decoração de interior, também pelo significado associado à planta e flor.
Esta planta deve ser mudada anualmente, durante a Primavera, para um vaso ligeiramente maior. Após alguns anos, será suficiente substituir alguns centímetros de terra na superfície e fazer a mudança de vaso a cada dois anos.
Com as suas longas folhas vermelhas, o anthurium é a planta ideal para trazer luz à decoração de casa.
Orquídeas
Abundantes em climas tropicais, as orquídeas adaptam-se perfeitamente ao interior de uma casa, onde o clima é ameno e estável.
Apesar desta planta ser bastante resistente e adaptável, existem dicas para tratar plantas perfeitas, ou seja, para garantir um bom crescimento e uma floração forte.
As plantas podem ser excelentes presentes e têm vários benefícios associados, tais como a melhoria da qualidade do ar e efeitos terapêuticos/psicológicos.
Encomende online a sua planta! Se tem receio de se aventurar neste mundo verde, comece por plantas de interior fáceis de cuidar.
Na Venda de Flores fazemos entregas ao domicílio em 24h (para pedidos feitos até às 17h), em todas as regiões de Portugal Continental.