Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Jan 5, 2023 | Significados

Hortênsias: do significado das cores ao cultivo

Nativa do Japão e da China, a hortênsia é uma flor que já se popularizou em todo o mundo. Distintas pela sua singularidade e graciosidade, também é comumente conhecida como “novelão”. É de estrutura arbustiva e pode atingir até 2 metros de altura, com folhas e flores ornamentais. Como tem a capacidade de adquirir muitas […]

Nativa do Japão e da China, a hortênsia é uma flor que já se popularizou em todo o mundo. Distintas pela sua singularidade e graciosidade, também é comumente conhecida como “novelão”. É de estrutura arbustiva e pode atingir até 2 metros de altura, com folhas e flores ornamentais.

Como tem a capacidade de adquirir muitas cores, é uma ótima opção para ter no seu jardim e dar um toque especial à decoração da sua casa. Fique a conhecer melhor esta flor no artigo que preparamos para si!

 

Significado no Dicionário da Língua Portuguesa

hor·tên·si·a

nome feminino

[Botânica]  Designação dada a várias plantas arbustivas da família das hidrangeáceas, do género Hydrangea, usadas como ornamentais pelas suas flores, geralmente brancas, rosadas ou azuladas, agrupadas em inflorescências arredondadas.

[Botânica]  Flor dessas plantas.

 

Significado no Dicionário da Língua Portuguesa

hor·tên·si·a

nome feminino

BOTÂNICA: designação comum às plantas do género Hydrangea, da família das hidrangeáceas, que inclui espécies cultivadas como ornamentais.

BOTÂNICA: (Hydrangea macrophylla) planta de porte arbustivo ou subarbustivo, pode atingir cerca de três metros de altura e apresenta folhas ovadas e inflorescência multiflora, ramosa e esférica, com flores de pétalas brancas, cor-de-rosa ou azuis.

 

Simbolismo da Hortênsia

A hortênsia é um dos principais símbolos da pureza e dignidade. Consequência do seu elevado número de pétalas e aspeto de arbusto, ganhou também o símbolo de abundância e prosperidade.

Por outro lado, é também associada à inovação e versatilidade, resultado das suas grandes variações de cor. Portanto, esta é uma ótima flor para oferecer a alguém que vai mudar de emprego, de casa ou que acabou de tomar uma decisão importante na sua vida.

 

Significado das Cores

Brancas: pureza e paz;

Vermelhas: força e energia;

Amarelas: alegria e positividade;

Cor-de-rosa: sinceridade e carinho:

Azuis: devoção e espiritualidade;

Roxasplenitude e mistério.

Como controlar a cor da Hortênsia?

Sabia que a cor das hortênsias está diretamente relacionada com o pH do solo e, consequentemente, da quantidade de alumínio que é absorvida pela planta?

Isso significa que quanto menor for o pH (mais ácido) do solo, mais azul a planta tende a ficar. Pelo contrário, quanto maior o pH (menos ácido), mais claras as flores ficam – podendo ir do cor-de-rosa intenso ao branco.

Se quiser controlar a cor das suas hortênsias, pulverizar o solo com calcário pode ajudar a reduzir o teor ácido do solo, dando origem a flores mais azuis. Por outro lado, o sulfato de alumínio pode ser utilizado para acidificar o solo e, assim, originar flores cor-de-rosa ou brancas.

 

Como plantar uma Hortênsia?

As hortênsias são uma flor que tanto pode ser plantada em vaso, como diretamente no solo. Saiba como plantá-las em casa:

  1. No fundo do vaso, prepare uma camada para drenagem do excesso de água. Pode usar argila, cascalho ou outro material poroso, como pedras;
  2. Sobreponha uma camada de substrato que servirá de base à raiz da flor;
  3. Coloque a muda de hortênsia no novo vaso;
  4. Preencha o resto do vaso com substrato, garantindo que a flor fica bem suportada e apoiada.

 

Como cuidar da Hortênsia?

Rega: A hortênsia é uma flor que deve ser regada com muita frequência. Em climas mais secos, aconselha-se uma rega diária, mas tenha sempre em atenção para não encharcar. Tente manter a terra sempre húmida e faça o controle usando um palito ou até o dedo. Se a terra já não estiver húmida, é hora de regar!

Luz: A hortênsia é uma flor de sol pleno. No entanto, se o clima for muito quente e seco, o ideal é estar exposta ao sol durante a manhã e à sombra durante a tarde – isto porque mais do que 3/4h de sol por dia podem queimar as pétalas. Mas tenha atenção: com sombra total dificilmente florescerão.

Localização: Sendo uma flor muito versátil, a hortênsia dá-se bem em quase todos os climas, desde que não sejam extremamente quentes ou extremamente frios. Ainda assim, a flor prefere climas amenos e temperados. Tanto pode ser plantada em vasos como diretamente no solo.

Fertilização: As hortênsias beneficiam da utilização de fertilizantes de uma a duas vezes por ano, sobretudo se forem aplicados durante a primavera ou verão.

Poda e Transplante: A poda deve acontecer no verão, assim que a floração tiver terminado. Quando o for fazer, garanta que desenterrou toda a raíz e volte a plantar imediatamente.

 

Curiosidades

  • Existem mais de 70 tipos de hortênsias;
  • A hortênsia é rica em princípios ativos, o que a torna venenosa;
  • A raíz das hortênsias tem propriedades medicinais relacionadas, sobretudo, com doenças do foro urinário.

 

Comprar Flores Online

Na Venda de Flores pode encontrar uma variada gama de ramos, cestas e jarras de flores para as mais diferentes ocasiões: aniversário, Dia dos Namorados, Dia da Mãe ou Dia da Mulher.

Com o nosso serviço de entrega em 24h em todas as regiões de Portugal Continental, pode receber qualquer um dos nossos produtos mesmo a tempo de surpreender. Encomende online e deixe o resto connosco. Nós entregamos e surpreendemos por si!

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

As frésias são flores encantadoras e perfumadas que possuem uma história rica e um significado especial. Originárias da África do Sul e descobertas no século XIX, as frésias têm sido cultivadas em todo o mundo. De aparência delicada, as frésias são muitas vezes usadas...

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Se gosta de flores, uma das suas principais preocupações deve ser como fazê-las durar o máximo de tempo possível. Então…já conhece as flores preservadas? São bonitas, simples, naturais e podem durar anos… As flores preservadas são uma opção duradoura e elegante para...

O Que Nossos Clientes Dizem
129 avaliações