Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Ago 5, 2022 | Significados

Girassol: saiba tudo sobre a flor do mês de agosto

O girassol é uma das plantas mais populares do mundo, sendo fundamentalmente usado como fonte de óleo e sementes. Ainda assim, o maior fascínio em relação ao girassol reside na sua relação com a radiação solar. É uma das flores com mais significados, que vão desde a força à felicidade, passando pelo equilíbrio e energia, […]

O girassol é uma das plantas mais populares do mundo, sendo fundamentalmente usado como fonte de óleo e sementes. Ainda assim, o maior fascínio em relação ao girassol reside na sua relação com a radiação solar.

É uma das flores com mais significados, que vão desde a força à felicidade, passando pelo equilíbrio e energia, o que a torna um presente original e versátil. Fazem a diferença em qualquer ambiente e são uma ótima opção de decoração graças à sua cor vibrante e hipnotizante.

Para além disso, o girassol é uma das flores que representa o mês de agosto, merecendo destaque especial neste mês. Por isso, hoje deixamos-lhe um conjunto de curiosidades para ficar a conhecer melhor esta flor.

Descubra agora tudo sobre os girassóis:

ORIGEM DA FLOR E DO NOME

Girassol – ou, segundo o nome científico, Helianthus annuus – significa flor do sol. O nome diz respeito a uma das suas principais características: o heliotropismo. O heliotropismo é a condição segundo a qual o girassol “persegue” a luz do sol, girando o caule e posicionando a flor na direção do sol. No entanto, este movimento só acontece durante a fase de amadurecimento da flor. Uma vez que o talo deixa de crescer, o girassol fica parado em direção ao oriente até morrer. Por isso, esta é uma flor que prefere os dias longos de verão e muita exposição solar.

A sua origem não é consensual: há investigadores que apontam a América do Sul como origem do girassol, enquanto outros dizem que a espécie terá surgido na América do Norte e Central. Ainda assim, a planta seria cultivada por nações indígenas e usada como alimento. Inclusive, diversos artefactos e imagens incas, por exemplo, contêm imagens da flor como analogia ao Deus do sol.

COMO PLANTAR

Plantar um girassol não é uma tarefa difícil e pode ser feito num vaso ou diretamente no solo. Para facilitar o processo de plantação, coloque, previamente, as sementes de girassol num papel molhado e dobre-o, de modo a que as sementes fiquem envoltas no papel. Coloque dentro de um saco plástico e deixe repousar durante 48 horas. Isso ajuda as sementes a germinarem de forma  mais rápida, ficando prontas para serem colocadas na terra.

O solo deve ser drenado antes de receber as sementes. Caso as vá plantar diretamente no solo, deve fazer um buraco com cerca de 50 centímetros de profundidade onde colocará as sementes, tapando o buraco depois. Caso a plantação vá ser feita em vaso, faça igualmente um buraco de 5 centímetros mas, antes de encher o vaso com terra, crie uma camada com pedras ou cascalho no fundo para facilitar a drenagem da água. Em ambos os casos, é muito importante que regue as sementes diariamente.

Para que a sua planta fique saudável e floresça a cada ano, é igualmente importante que tenha alguns cuidados extra. O mais importante é deixar a flor num local onde receba luz direta do sol, já que o girassol necessita de, no mínimo, 4 horas diárias de iluminação (podendo estender-se até 8 horas). Consequentemente, a rega é extremamente importante: regue a planta com frequência mas sem encharcar a terra em demasia. Mediante as condições, pode ser necessário, também, podar a planta. Retire as folhas e flores fracas e usufrua de um girassol forte e com um aspeto bonito e saudável. 

CUIDADOS A TER COM UM RAMO DE GIRASSÓIS

Se recebeu ou comprou um ramo de girassóis para a decoração de sua casa, vai querer mantê-lo bonito o máximo de tempo possível. Quando o ramo chegar a casa, retire o plástico ou o papel que o envolve. Depois, corte o caule das flores na diagonal, para que tenham maior capacidade de absorção de água.

Coloque as flores num jarro de vidro e encha-o com água morna, já com os talos devidamente aparados e as folhas retiradas, de modo a não ficarem submersas. Não se esqueça que a água deve ser trocada periodicamente ou sempre que perceber que já não está em bom estado. Finalmente, coloque o jarro num local bem iluminado e com boa incidência solar.

SIMBOLISMO E QUANDO OFERECER 

Sendo uma flor inteiramente relacionada com o sol, ela transmite alegria, energia, positivismo e felicidade. Como se trata de uma das flores do mês de agosto, é um presente diferente e original para oferecer a alguém que faça anos neste mês, já que deseja sucesso e prosperidade.

O girassol pode ainda ser sinónimo de força, uma vez que, apesar das intempéries, segue sempre o seu movimento em direção à luz do sol. O Bouquet de Girassóis Selvagens pode, por isso, ser um presente distinto para alguém que está a passar por uma situação difícil.

Também é uma ótima opção para celebrar a amizade, já que a sua cor amarela se relaciona com a alegria, a lealdade e o respeito. Da mesma forma, estimula o amor, a vida feliz e as boas energias, sendo uma flor inteiramente ligada a bons sentimentos, como a solidariedade e a honestidade

Como simboliza o equilíbrio e a integridade, traz uma energia muito positiva para o ambiente e a relação das pessoas com o espaço. O Cubo de Girassóis é, por isso mesmo, uma ótima opção para ter na decoração da sua casa ou para oferecer a alguém que mudou de casa!

 

Seja qual for a finalidade e o simbolismo dos girassóis, com certeza farão a diferença na vida de quem os receber. Por isso, escolha o seu ramo preferido, faça o seu pedido online e crie a sua dedicatória.

Entregamos em 24 horas na morada pretendida, em todas as regiões de Portugal Continental, e surpreendemos por si.
Visite já a nossa loja online porque nós esperamos por si!

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

As frésias são flores encantadoras e perfumadas que possuem uma história rica e um significado especial. Originárias da África do Sul e descobertas no século XIX, as frésias têm sido cultivadas em todo o mundo. De aparência delicada, as frésias são muitas vezes usadas...

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Se gosta de flores, uma das suas principais preocupações deve ser como fazê-las durar o máximo de tempo possível. Então…já conhece as flores preservadas? São bonitas, simples, naturais e podem durar anos… As flores preservadas são uma opção duradoura e elegante para...

O Que Nossos Clientes Dizem
127 avaliações