Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Mar 27, 2023 | Dicas

Como secar flores? Descubra 5 métodos para preservar os seus ramos!

As flores são uma das mais belas criações na natureza, capazes de colocar sorrisos naqueles de quem mais gostamos e de alterar as nossas emoções. Por isso, para quem gosta de flores, seria perfeito se o ramo que lhe ofereceram durasse para sempre, certo? A boa notícia é que existem vários métodos de secagem que […]

As flores são uma das mais belas criações na natureza, capazes de colocar sorrisos naqueles de quem mais gostamos e de alterar as nossas emoções. Por isso, para quem gosta de flores, seria perfeito se o ramo que lhe ofereceram durasse para sempre, certo? A boa notícia é que existem vários métodos de secagem que nos permitem apreciar as flores secas em arranjos e outros projetos criativos e guardar essa recordação por muito tempo.

Neste artigo, vamos explorar cinco métodos diferentes para secar flores e ajudá-lo a perceber qual a melhor opção para os seus ramos.

 

Quais as vantagens de secar flores?

Secar flores é uma ótima forma de preservar a beleza e o aroma das flores por mais tempo do que aquele que seria possível com flores frescas. De facto, depois de secas, as flores podem durar meses, ou até mesmo anos, dependendo do tipo de flor. Isto pode ser particularmente útil para flores que têm uma durabilidade reduzida ou que são difíceis de encontrar em determinadas épocas do ano – uma vez que, depois de secas, pode tê-las a qualquer altura.

Para além disso, muitas flores secas mantêm o aroma original, pelo que podem ser uma excelente escolha enquanto aromatizador natural. Consequência do impacto que têm nas nossas emoções, elas podem inclusive ajudar a melhorar o humor, a reduzir o stress e a melhorar a qualidade do nosso sono!

Sabia que as flores secas podem ser utilizadas em muitos tipos de projetos? Esta é outra vantagem de secar flores! Desde o artesanato à decoração, as flores secas podem ser usadas como guirlandas, quadros, decoração de mesa, entre outros. Graças à sua versatilidade, são uma ótima opção para projetos de decoração de interiores. Para além disso, podem ainda ser utilizadas para criar presentes personalizados para os seus amigos e familiares.

 

Quais são as melhores flores para secar?

Naturalmente, existem flores que secam mais facilmente do que outras. Então quais deverão ser os principais cuidados antes de escolher que flores secar?

  • Colha as flores quando elas ainda estiverem frescas e cheias de vida; caso contrário, o resultado não será tão bonito;
  • Escolha flores com cabeças mais pequenas, pois isso facilitará o processo de secagem;
  • Caules longos e retos também são mais fáceis de secar. Os caules curtos podem acabar por ficar dobrados ou enrugados;
  • Garanta que as flores que vai secar têm o mínimo de humidade possível.

 

Quais os melhores métodos para secar flores?

#1 – Pendurar

O método mais simples – e talvez o mais tradicional – de secar flores é pendurá-las. Para isso, basta agrupar os caules com um cordão (o elástico ou a corda podem danificá-los) e pendurar o ramo de cabeça para baixo num local escuro, fresco e bem ventilado. As flores devem secar completamente entre duas semanas a um mês, dependendo do tipo de flor.

Este método funciona bem em flores de caule comprido, já que só assim é possível amarrar os caules. Uma das grandes vantagens deste método é a preservação do volume das flores.

Melhores flores para secar penduradas: rosas, hortênsias, crisântemos e lavanda.

 

#2 – Prensagem

Outro método muito popular é a prensagem – uma técnica antiga de secagem de flores. Para prensar as flores, basta colocá-las entre duas folhas de papel de cozinha, jornal ou cartão e prensá-las com um peso: um livro pesado, por exemplo. Deixe as flores prensadas num local quente, seco e escuro e, dentro de 10 a 15 dias, as flores terão secado na perfeição. Antes de iniciar este processo, certifique-se de que as flores não estão húmidas.

Se as flores que pretende secar são pequeninas e delicadas, ou se têm o caule muito fino, este é o melhor método que pode usar. No entanto, lembre-se que é um método meticuloso.

Melhores flores para secar prensadas: amores-perfeitos, trevos, margaridas e violetas.

 

#3 – Sílica Gel (ou areia de gato)

O sílica gel – ou a areia de gato – é um composto que absorve a humidade e, por isso, uma ótima ferramenta para secar flores. Para isso, basta colocar uma camada de sílica gel num recipiente (de preferência, hermético) e colocar as flores sobre ele, adicionando uma outra camada de sílica gel até cobrir completamente as flores. Em seguida, tape o recipiente e deixe as flores secarem cerca de 3-7 dias. Durante esse período, vá espreitando e, se vir que as pétalas já estão secas, pode retirar a sua flor.

Este processo é particularmente pertinente quando quer preservar as cores das flores, mesmo depois de secas.

Melhores flores para secar com sílica gel: peónias, orquídeas, rosas e crisântemos.

 

#4 – Micro-ondas

Para secar flores no micro-ondas, também será necessário usar sílica gel ou areia para gatos. Coloque as flores entre duas camadas de sílica gel num recipiente que possa levar ao micro-ondas, e aqueça-as entre 1 a 2 minutos na potência média. Pode juntar um bocadinho de água para impedir que as flores sequem demasiado. Repita o processo até que as flores estejam completamente secas e, no final, pulverize-as com laca do cabelo sem perfume para obter melhores resultados.

Este método é adequado apenas para flores pequenas, delicadas e com muitas pétalas. Caso pretenda secar um ramo, deverá optar por outro método de secagem.

Melhores flores para secar no micro-ondas: margaridas, cravos, lírios e hortênsias.

 

#5 – Secador de flores

Para secagens de flores mais profissionais, pode sempre recorrer a um secador de flores. Existem vários modelos no mercado, mas basicamente são caixas com prateleiras de arame onde se colocam as flores para secar. Esse método é mais rápido que o método de pendurar e preserva melhor as cores das flores e as suas formas. Os resultados são mais profissionais; no entanto, é também um método mais dispendioso.

 

Como preservar as flores secas?

Agora que já sabe como deve secar as suas flores, deixamos-lhe algumas dicas para preservar as suas flores secas por mais tempo:

  • Certifique-se de que escolhe flores que não estejam muito abertas para a secagem, pois as pétalas poderão cair com mais facilidade depois de secas.
  • Lembre-se de que as flores secas costumam atrair mais pó, e portanto a sua limpeza é essencial. Ainda assim, depois de secas as flores ficam mais frágeis e quebradiças, por isso utilize um secador de cabelo para eliminar o pó de forma suave.
  • Evite manusear as flores com muita frequência ou de uma forma mais violenta.
  • Uma dica crucial para prolongar a vida das suas flores secas é aplicar-lhes laca de cabelo. Faça-o a uma distância razoável e isso ajudará a manter as suas flores bonitas por mais tempo e evitará que elas se desfaçam.

 

Como usar flores secas na decoração?

Usar flores secas na decoração é uma forma de adicionar um toque natural (e romântico) a qualquer ambiente. Elas podem ser usadas em bouquets ou arranjos ou combinadas com flores frescas para criar contrastes de cores e texturas interessantes. O mesmo pode acontecer para guirlandas, que farão toda a diferença na decoração das suas paredes e portas.

Para além disso, ao colar flores secas num quadro – ou até usá-las para construir uma tela – está a dar um ar mais natural à sua casa, garantindo uma decoração original e totalmente personalizada.

Por fim, as flores secas são ainda uma ótima aposta para decoração de eventos, quer sejam casamentos, aniversários, batizados ou outros. As flores secas marcam pela diferença, mas cumprem todo o propósito de usar flores: criar atmosferas mais acolhedoras e bonitas.

 

Como vimos, secar flores é uma excelente maneira de prolongar a vida útil das flores e de preservar  as suas cores e beleza por mais tempo. Por isso, coloque mãos à obra, escolha o método que melhor se adapta às suas necessidades e comece a secar os seus ramos para usá-los em arranjos decorativos e outros projetos criativos.

Visite a nossa loja e encontre os melhores ramos de flores frescas. Depois, siga as nossas dicas e guarde-o por muito tempo. Não se esqueça de nos enviar uma fotografia do resultado final!

Encomende já em www.vendadeflores.pt e receba-as em sua casa em 24h!

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

As frésias são flores encantadoras e perfumadas que possuem uma história rica e um significado especial. Originárias da África do Sul e descobertas no século XIX, as frésias têm sido cultivadas em todo o mundo. De aparência delicada, as frésias são muitas vezes usadas...

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Se gosta de flores, uma das suas principais preocupações deve ser como fazê-las durar o máximo de tempo possível. Então…já conhece as flores preservadas? São bonitas, simples, naturais e podem durar anos… As flores preservadas são uma opção duradoura e elegante para...

O Que Nossos Clientes Dizem
135 avaliações