Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Out 4, 2022 | Dicas

Como Cuidar de Orquídeas? 5 Dicas Essenciais

Quando pensa em flores para ter em casa, é natural que se lembre das orquídeas. De facto, elas fazem parte da elite das flores a ter em casa e é provável que até tenha ou conheça alguém que tem uma orquídea, certo? Consequência da sua beleza natural, são ideais para decorar o seu jardim, sala […]

Quando pensa em flores para ter em casa, é natural que se lembre das orquídeas. De facto, elas fazem parte da elite das flores a ter em casa e é provável que até tenha ou conheça alguém que tem uma orquídea, certo?

Consequência da sua beleza natural, são ideais para decorar o seu jardim, sala ou escritório, dando-lhes uma nova vida. As orquídeas podem ser encontradas praticamente nos quatros cantos do mundo, mas ainda assim são consideradas plantas sensíveis, pelo que exigem alguns cuidados.

Por isso, se a orquídea é uma das suas flores preferidas ou se recebeu uma como presente de aniversário, descubra como cuidar de orquídeas e não perca as 5 dicas que lhe deixamos para que a sua esteja sempre bonita e saudável.

 

#1 – Luminosidade

A orquídea é uma flor que gosta de luz. Mas tenha cuidado! O sol direto é prejudicial para esta flor, pois acelera o processo de desidratação, podendo até queimá-la. Por isso, o ideal é colocá-la junto a uma janela, onde há bastante luz indireta e ventilação.

 

#2 – Rega

Outra questão muito importante e que levanta dúvidas é a rega. Apesar de a orquídea não ter uma periodicidade exata de rega, há truques que nos podem ajudar a perceber quando é o momento de regar. Confira!

Quando a orquídea tem as raízes visíveis, tudo o que precisa de fazer é analisar o seu estado. Ou seja, se estiverem verdes, vivas e húmidas, não precisam de ser regadas. Por outro lado, se estiverem secas e acastanhadas…está na altura!

Quando a orquídea não tem as raízes visíveis, a solução é verificar a humidade da terra. Para isso, coloque o dedo a (mais ou menos) 3 centímetros de profundidade: se estiver completamente seco, é hora de ir buscar o regador.

 

#3 – Substrato

Provavelmente já reparou que muitas das orquídeas que vê diariamente não têm terra “normal”. Isto acontece porque a grande maioria das variedades da espécie são epífitas, ou seja, recorrem a outras plantas para se fixarem e retirarem nutrientes. Por isso, o substrato ideal para as orquídeas não é a terra, mas sim o cascalho – importante também no controlo da humidade.

 

#4 – Vaso

Se se está a perguntar que tipo de vaso usar para a sua orquídea, nós ajudamos: um vaso de barro é sempre preferível ao vaso de plástico. Isto porque o barro é um material muito mais poroso do que o plástico, facilitando a drenagem da água e evitando o excesso de humidade. Se quiser manter a sua orquídea num vaso de plástico, certifique-se de que ele tem aberturas para deixar sair o excesso de água e controle-o para não encharcar.

 

#5 – Transladação

Outra dúvida que lhe pode surgir é se pode (e se deve) mudar a sua orquídea de vaso. A resposta é sim. A transladação é benéfica para o crescimento e saúde das orquídeas, e deve ser feita na primavera. Ainda assim, só o deve fazer caso a sua orquídea não tenha flores. Se, pelo contrário, estiver florida, não mude de vaso.

 

Sabia que a orquídea é uma das espécies de flores com mais variações no mundo? Pois é! Atualmente, conhecem-se mais de 200 mil variedades silvestres e 70 mil variedades de estufa. Por isso, e apesar de estas dicas serem transversais à maioria das variedades, não deve ignorar as necessidades específicas de cada uma.

 

Se já sabe como cuidar de orquídeas mais ainda não tem a sua, a Venda de Flores pode ajudar! Descubra as nossas orquídeas – em pote de zinco, quadrado de madeira, tubo de vidro e mais ainda – e dê o toque que falta à sua casa!

 

Por outro lado, se quer surpreender uma pessoa especial da sua vida, faça o seu pedido online, escreva a sua dedicatória e deixe o resto connosco. Nós entregamos e surpreendemos por si em 24 horas. Visite o nosso site…esperamos por si!

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

As frésias são flores encantadoras e perfumadas que possuem uma história rica e um significado especial. Originárias da África do Sul e descobertas no século XIX, as frésias têm sido cultivadas em todo o mundo. De aparência delicada, as frésias são muitas vezes usadas...

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Se gosta de flores, uma das suas principais preocupações deve ser como fazê-las durar o máximo de tempo possível. Então…já conhece as flores preservadas? São bonitas, simples, naturais e podem durar anos… As flores preservadas são uma opção duradoura e elegante para...

O Que Nossos Clientes Dizem
127 avaliações