Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Nov 9, 2022 | Significados

A Peónia: Uma flor lendária

As flores peónias fazem parte da história com H maiúsculo. Entre serem usadas para medicina, como emblema da China, ou como buquê de noivas, as peónias são uma das flores mais apreciadas do mundo e inspiraram inúmeros mitos ao logo dos tempos e em diferentes culturas. A flor de peónia tem muitos significados. Não só […]

As flores peónias fazem parte da história com H maiúsculo. Entre serem usadas para medicina, como emblema da China, ou como buquê de noivas, as peónias são uma das flores mais apreciadas do mundo e inspiraram inúmeros mitos ao logo dos tempos e em diferentes culturas.

A flor de peónia tem muitos significados. Não só pode simbolizar prosperidade, boa sorte e felicidade, como também pode ser usada para encorajar um casamento feliz ou para simbolizar honra e compaixão. Existem até diversas superstições em torno das peónias. A peónia é muitas vezes presenteada num décimo segundo aniversário de casamento para simbolizar honra, felicidade e fortuna.

 

Peónia: O significado no Dicionário da Língua Portuguesa

pe·ó·ni·a (latim paeonia, -as, do grego paionía, -ás)

nome feminino

[Botânica] Designação comum a várias espécies de plantas do género Paeoniada família das ranunculáceas. = ROSA-ALBARDEIRA, ROSA-DE-LOBO

Peónia: O significado na Infopédia

nome feminino

1. BOTÂNICA designação comum, extensiva às plantas do género Paeonia, de porte herbáceo ou arbustivo e próprias das regiões temperadas do hemisfério norte, que inclui espécies muito cultivadas para fins ornamentais pelas suas flores vistosas

2. BOTÂNICA (Paeonia officinalis) planta herbácea, vivaz e rizomatosa, pode atingir cerca de 80 centímetros de altura e tem folhas oblongas ou lanceoladas e flores vistosas, de cor magenta ou purpúrea, sendo as raízes tradicionalmente utilizadas como antiespasmódicas e no tratamento da tosse convulsa

Do grego paionía, «rosa-albardeira», pelo latim paeonĭa-, «idem»

A peónia entre os gregos

Na cultura grega, a peónia é muito mais do que uma flor bonita para dias ensolarados, é antes de tudo considerada uma planta medicinal. Esta crença, alimentou um mito grego, onde a ira dos deuses e a cura se misturam.

O nome da planta vem do médico Péon que, segundo a lenda, é um estudante de Esculápio, o deus da medicina. Quando Péon curou Plutão com a raiz de peónia, Esculápio ficou com ciúmes do seu talento e tentou matá-lo. Para salvar Péon da morte, e para mostrar compaixão, Plutão transformou-o numa peónia, pois sabia que essa magnífica flor fazia as pessoas admirá-la. É por isso que um dos significados da peónia é a compaixão.

Também na Grécia Antiga, na mitologia, encontramos vestígios da peónia. A flor era usada pelas ninfas para esconder as suas partes íntimas e assim protegerem-se dos olhares indiscretos. Assim, a peónia foi associada à modéstia e até à vergonha, especialmente na era vitoriana. Na Idade Média, as crenças sendo exacerbadas, a peónia não era apreciada, representava falta de modéstia e arrancar um arbusto de peónia poderia até trazer má sorte.

O significado das cores das peónias

Na natureza, além de se destacar pela sua beleza exótica e majestosa, a peónia também pode ser encontrada em diferentes cores. Portanto, temos significados diferentes de acordo com as tonalidades:

· Peónia rosa – As peónias rosa estão entre as mais comuns. Simbolizam a beleza do casamento e são frequentemente usadas em lindos bouquets de flores de noivas. Peónias rosa também podem representar amor à primeira vista.

· Peónia branca – Mantém o símbolo original, ou seja, o da modéstia e até da vergonha. Em particular, um bouquet de peónias brancas pode ser oferecido como símbolo de arrependimento ou pedido de desculpas.

· Peónia vermelha – Esta é a peónia encontrada principalmente na China e no Japão. Simboliza força, riqueza, honra e respeito. Quando peónias vermelhas são oferecidas, simbolizam o desejo de prosperidade.

 

O que significam as peónias na cultura chinesa?

Na China, a partir do século VI, a peónia tornou-se emblema oficial do país, sendo um símbolo de riqueza e honra. Desde essa altura, estas flores são usadas na Ásia para decoração, sobretudo em dias especiais.

O nome chinês para peónia significa “o mais bonito”. Sendo, portanto, a rainha das flores na Ásia.

A popularidade das peónias na China remonta à Dinastia Sui. Nas dinastias Sui e Tang, estas foram plantadas no Palácio Imperial, tornando-se assim num emblema de nobreza, honra e riqueza.

Na China, uma das cidades mais conhecida para avistar peónias é Luoyang, que por vezes é chamada de cidade da peónia. É o lar do Jardim Nacional de Peónias, que alberga grande variedade de peónias (mais de 100 tipos diferentes) e organiza anualmente o Festival da Peónia.

Bouquet de Peónias: Arranjos que são um verdadeiro sonho

As flores de peónia são naturalmente sofisticas e elegantes. Logo, são a flor ideal para fazer qualquer noiva sentir-se apaixonada no seu dia de casamento.

A peónia além de conferir beleza e charme junto das noivas, também é símbolo de prosperidade e boa saúde. Pode encomendar um lindo buquê de apenas flores de peónias ou optar por combinar com outras espécies como rosas, tulipas, suculentas, entre outras opções.

Dicas e cuidados importantes para ajudar na durabilidade da peónia

  • Corte com uma tesoura as hastes inferiores da peónia na diagonal (parte que está em contacto com a água na jarra), pois assim a flor irá absorver melhor a água. A peónia gosta bastante de água;
  • Refaça o corte nas hastes diariamente;
  • Retire todas as folhas caídas dentro da jarra, pois caso contrário elas irão apodrecer e prejudicar a qualidade da água do recipiente;
  • Mantenha as peónias num local fresco e com pouca entrada de sol.

Peónia: quando oferecer?

O melhor momento para oferecer um buque de peónias é quando deseja parabenizar alguém que alcançou o sucesso em algum especto da sua vida. Por exemplo, porque não oferecer uma peónia romântica a um casal que se está a casar ou a uma estudante que terminou os estudos? Esta flor, quando oferecida em cores como o vermelho, pode servir como símbolo de amor, sedução e ternura. É por isso uma boa ideia para oferecer no dia dos namorados, ou numa ocasião especial.

Contacte-nos para pedir a melhor recomendação ou encomende diretamente online.

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

Frésias: descubra o significado das flores de aroma único

As frésias são flores encantadoras e perfumadas que possuem uma história rica e um significado especial. Originárias da África do Sul e descobertas no século XIX, as frésias têm sido cultivadas em todo o mundo. De aparência delicada, as frésias são muitas vezes usadas...

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Flores Preservadas: o que são e onde comprar online?

Se gosta de flores, uma das suas principais preocupações deve ser como fazê-las durar o máximo de tempo possível. Então…já conhece as flores preservadas? São bonitas, simples, naturais e podem durar anos… As flores preservadas são uma opção duradoura e elegante para...

O Que Nossos Clientes Dizem
127 avaliações